TCA recebe o ´Inspetor Geral´ neste sábado

Espetáculo foi montado em 2011 e faz muito sucesso por onde passa
Divulgação/Karoline Vital

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo do Sul da Bahia, vencedor da edição 2014 do Edital TCA.Núcleo “Em Construção”, segue com sua ocupação artística no Complexo Teatro Castro Alves (TCA). A companhia se apresenta no próximo sábado (30 de agosto), às 19h, na Sala Principal do TCA, com o espetáculo “O Inspetor Geral”, inspirado na célebre obra do autor russo Nikolai Gogol (1809-1852), montagem que o grupo estreou em 2011. Os ingressos, para esta apresentação única no TCA, custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A lotação será reduzida, pois a peça será encenada com o público no palco (300 lugares).

Sequência da história de “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito”, o espetáculo “O Inspetor Geral” estreou em 2011 e foi um dos projetos selecionados pelo SESI de São Paulo. Em 2012, foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria especial. A comédia escrita e dirigida por Romualdo Lisboa, diretor do TPI, é fruto de pesquisas sobre Literatura de Cordel, Xilogravuras, Movimento Armorial e Cancioneiro Nordestino. A peça mostra a preocupação do antigo vice-prefeito e seus secretários corruptos com a possível vinda de um fiscal do governo. A classificação indicativa é 14 anos.

Como parte das atividades do projeto do TPI, que ocupa o TCA até dezembro, haverá também um intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas, além da montagem da nova peça do TPI, baseada na obra de Shakespeare “Medida por Medida”, que fechará a trilogia composta por “Teodorico Majestade” e “O Inspetor Geral”. O TCA.NÚCLEO é uma realização do TCA, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O grupo ilheense é o vencedor da 20ª edição do Edital TCA.NÚCLEO, numa seleção organizada pelo Teatro Castro Alves em conjunto com a Funceb. O projeto vencedor se chama “Shakespeare – Teatro Popular em Construção”. No ano passado, o Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA) venceu a 19ª edição do Edital TCA.Núcleo, com o projeto “Exu Sile Oná TCA”, o que resultou num intercâmbio com a Cia do Miolo, de São Paulo, iniciando uma estratégia de ocupações e intervenções artísticas realizadas no Teatro Castro Alves em paralelo à 1ª etapa das obras de requalificação que integram o projeto Novo TCA.